Formando atletas, profissionais e indivíduos.

Francisco Costa | Coordenador Técnico

Costa iniciou a carreira viajando pelo circuito nacional com tenistas de 18 a 22 anos do Instituto Tênis, quando era baseado em Santa Catarina. Foi técnico da equipe brasileira da Copa Davis por três anos, de 2007 a 2009, e, desde 2006, já em São Paulo, assumiu o cargo no IT. Começou a jogar tênis aos 12 anos por incentivo dos pais e, mesmo tendo mais idade do que o habitual, conquistou resultados relevantes em campeonatos regionais a partir dos 16 anos e ganhou o primeiro torneio estadual, no Rio Grande do Sul, aos 17 anos. Ingressou no circuito profissional aos 22 anos e jogou até os 32 anos. Nos 10 anos em que jogou profissionalmente, conquistou 14 títulos de Simples, sendo três em torneio nível Challanger e 11 nível Future (antigo Circuito Satélite), e foi o número 140 no ranking internacional de Simples e 170 no de Duplas.

Luis Fabiano Ferreira | Coordenador Técnico

É coordenador técnico da equipe feminina do Instituto Tênis desde janeiro de 2012. Fabiano iniciou a sua carreira no tênis aos 11 anos, chegou ao nível profissional e, posteriormente, passou a atuar como treinador trabalhando com alguns dos principais jogadores do Brasil, entre eles, Thomas Bellucci, Thiago Lopes, Ricardo Hocevar e Beatriz Haddad. Também foi técnico da equipe da Confederação Sul-americana (Cosat) na gira Europeia de 2008, coordenador técnico do Esporte Clube Pinheiros por seis anos, de 2004 a 2010, e técnico de equipes femininas do Brasil em campeonatos sul-americanos e mundiais, com dois títulos sul-americanos e um vice mundial. É formado em gestão desportiva e Treinador Nível 3 da ITF.

Marcelo Motta | Coordenador Massificação

Coordenador do Projeto Massificação do Instituto Tênis, Motta começou a carreira como professor de tênis em 1983. É formado em Educação Física e mestre em Ciências do Movimento Humano na área de atividade física e performance pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Trabalhou em dois dos maiores clubes formadores de tenistas do país: na Associação Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre, e no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo. Em ambos, exerceu o papel de coordenador da escola de formação de tenistas e professores.

Carlos Eduardo Chabalgoity | Coordenador Núcleo Massificação
Brasília

Chapecó, como é conhecido, é responsável pela coordenação do núcleo massificação de Brasília. Natural de Porto Alegre, iniciou a sua carreira no tênis aos nove anos, jogou até os 22 anos e tornou-se técnico, acumulando experiência na formação de jogadores.

Renato Colaço | Coordenador Pré-Equipe

Formado em Educação Física pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e pós-graduado em administração e gestão esportiva pela Universidade Gama Filho, Colaço é coordenador da pré-equipe do Instituto Tênis. O profissional já atuou como coordenador da escola de formação do Esporte Clube Pinheiros e também da academia Vezzani.

Rodrigo Urso | Coordenador Preparação Física

Urso faz parte da equipe do Instituto Tênis desde 2012. Natural de Tatuí, o profissional é Bacharel em Esporte pela USP e mestre em Educação Física pela USP. Recentemente, Urso foi um dos responsáveis pela organização do livro “Tênis – Novos caminhos para uma abordagem profissional”, lançado em outubro de 2016.

Wayne Pandolfi | Supervisor Massificação

Pandolfi faz parte da equipe do Instituto Tênis desde 2014. Graduado em Educação Física (licenciatura e bacharelado) pela Universidade Ibirapuera e pós-graduado em Aprendizagem Motora pela USP, o profissional já atuou como professor da escola de tênis do Esporte Clube Pinheiros.

William Ribeiro | Supervisor Massificação

Graduado em Educação Física pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e pós-graduação em Fisiologia e Biomecânica pela Universidade de
São Paulo (USP), o profissional conta também com especialização em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP).

Alan Bachiega Marques | Supervisor Técnico

Formado em Educação Física pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), Alan é supervisor técnico do Instituto Tênis. Natural de Penápolis, interior de São Paulo, começou a jogar tênis aos nove anos. Ele entrou para o Instituto Tênis em junho de 2015.

Danilo Ferraz | Supervisor Técnico

Ferraz começou a jogar tênis aos 10 anos de idade, conquistou alguns campeonatos brasileiros e aos 18 anos tornou-se o número 1 do Brasil. Aos 19 anos, disputou o Torneio Future e chegou a classificação 520 do ranking mundial. Aos 22 anos, em 2012, foi convidado para integrar a equipe do Instituto Tênis.

Luiz Gustavo Bernardo Frey | Supervisor Técnico

Com formação em Educação física pela Universidade Positivo de Curitiba, Paraná, atua no Instituto Tênis como supervisor técnico. Já trabalhou na academia Global Tennis na Espanha e foi supervisor técnico da equipe de competição do Clube Curitibano.

Rafael Paciaroni | Supervisor Técnico

Supervisor técnico da equipe de alto rendimento do Instituto Tênis, Rafael já atuou como treinador em grandes centros formadores de tênis no Brasil e na
Inglaterra. Em sua trajetória profissional acompanhou tenistas em torneios realizados em mais de 30 países, como Grand Slams, Challengers, Futures,
ITFs e COSATs. Formado em Educação Física e premiado com mérito acadêmico, possui diversos artigos publicados. Em 2016, lançou o livro “Tênis – Novos caminhos para uma abordagem profissional”, pela editora Évora.

Ricardo Cayioca | Preparador Físico

Ricardo faz parte da equipe Instituto Tênis desde 2015. O profissional é formado em Educação física pelo Centro Universitário Metropolitano de São Paulo (FIG-UNIMESP) e pós-graduado em treinamento desportivo pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e em Fisiologia do Exercício pelo Centro de Estudos de Fisiologia e Treinamento (CEFIT). Atua na área da preparação física desde 2007, com diversos atletas juvenis e profissionais.

Claudio Zezza | Fisioterapeuta

Claudio Zezza é o fisioterapeuta responsável pela equipe de alto rendimento e pré-equipe do Instituto Tênis. É mestre em Ciência do Aparelho Locomotor no Esporte pela Universidade UNIFESP-EPM, mesma faculdade em que se especializou em Aparelho Locomotor no Esporte, especialista em Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica e graduado em Fisioterapia pela Universidade de Mogi das Cruzes.

Patricia Ghattas | Nutricionista

Patrícia é formada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo e em Educação Física pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), com especialização em Adolescência pela UNIFESP – Centro de Atendimento e Apoio ao Adolescente. Atua como nutricionista na área esportiva desde 2008 e está no Instituto Tênis desde 2010. Já trabalhou no Hospital Pérola Byington e atuou como nutricionista esportiva em consultório particular.

Leandro Gobatto | Preparação Física

Integrante da equipe de preparadores físicos, Leandro está no Instituto Tênis desde 2017, é formado em Educação Física pela FMU e pós graduado em treinamento esportivo pela UNICAMP.

Gabriella Menezes | Fisioterapeuta

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Federal da Bahia, Gabriella está no Instituto Tênis desde junho de 2017. Ex-atleta, apaixonada pelo basquete, a profissional cursa pós-graduação em Fisiologia do Exercício na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
Atualmente, a fisioterapeuta é responsável pelo atendimento de todos os tenistas da entidade alocados no Centro de Treinamento de Barueri, no estado de São Paulo.

Denis Pereira | Fisioterapeuta

Com extensa trajetória profissional vivenciada em clínicas do esporte, Denis é fisioterapeuta do Instituto Tênis desde junho de 2017.
Formado pela Universidade Paulista (UNIP) e pós-graduado em Fisioterapia Esportiva pela Universidade Metodista de São Paulo, atualmente Denis cursa uma especialização em Osteopatia e Terapia Manual pelo Instituto Docusse (IDOT).

Ana Fatima de Carvalho | Pedagoga

No Instituto Tênis desde abril de 2015, a profissional é formada em pedagogia, psicopedagogia e teologia e conta com MBA em gestão pela Universidade de São Paulo (USP). A orientadora acumula grandes experiências na área da educação. Profissionalmente, atuou na Prefeitura Municipal de Vinhedo, Colégio Visconde de Porto Seguro (Unidade Valinhos), Colégio Anglo Campinas, além de participar de iniciativas como o Projeto Khan Academy e Elos Educacional, ambos da Fundação Lemann, e de uma ação da Natura (Comunidades de Aprendizagem).

Lais Yuri | Psicóloga

Formada em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), pós-graduada em Psicologia do Esporte pela Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro, e Coach Certificada, entrou no Instituto Tênis em 2016. Em seu currículo, traz a experiência como professora de graduação e pós-graduação em Psicologia do Esporte e conta com experiência no atendimento a atletas de alto rendimento. Lais conta com passagem pelo Projeto Sport Club do Recife (futebol profissional), atendimento com atletas de base e profissionais de diversas modalidades e trabalho na AA. Ponte Preta, Desportivo Brasil/Shandong Luneng, S.E., Palmeiras, São Bernardo Futebol Cube, Mogi Mirim E.C e Santander Voleibol.

Associe-se ao Instituto Tênis. Juntos, formaremos o nº1