janeiro 18 2019 0comment

Pré-equipe se prepara para campeonatos de 2019

No último mês de dezembro, cerca de 30 tenistas, com idade entre sete e 12 anos, participaram de treinamento intensivo nas quadras do Instituto Tênis

Dezembro de 2018 foi um mês de treinamento intensivo no Instituto Tênis, especialmente para atletas com idades entre sete e 12 anos, a chamada pré-equipe. Durante três semanas, passaram pelas quadras do Centro de Treinamento do Instituto Tênis, localizado em Barueri, São Paulo, cerca de 30 tenistas dessa faixa etária, vindos de todo o País.

Participaram dos treinamentos jogadores da pré-equipe da entidade e dos Núcleos de Barueri/SP, Recife/PE, Brasília/DF e Vila Velha/ES do Projeto Massificação. Também estiveram presentes atletas e treinadores de outras academias, clubes ou centros de treinamento.

O objetivo do chamado “intensivão” foi preparar os pequenos atletas para o circuito de torneios nacionais de 2019, que acontece em São Paulo, entre eles a Copa São Paulo, um dos mais tradicionais para esta categoria.

Durante a pré-temporada, os atletas focaram em diversos aspectos como a parte tática do jogo, assim como a parte técnica, cujo foco foi em exercícios visando a evolução do saque dos atletas, como posição de troféu, Leg Drive, ombro sobre ombro e saque com top spin, visto que esse último será fundamental para os atletas da categoria 12 anos. Também foi realizada uma avaliação física dos tenistas, em diferentes aspectos referentes ao condicionamento físico em geral e capacidades coordenativas, como velocidade, agilidade, flexibilidade, habilidade de arremesso e equilíbrio, entre outros pontos.

“Dezembro é um mês praticamente sem campeonatos, em que o atleta foca no seu preparo para a próxima temporada de jogos. Para a pré-equipe, especialmente, ainda é um período em que os atletas não têm aula escolar, então, eles podem aproveitar para intensificar a carga de treinamentos”, afirma Cristiano Borrelli, diretor executivo do Instituto Tênis.

Confira algumas fotos do “Intensivão”: