Ativo há dois anos e sob o comando do Ivan Cressoni, supervisor do núcleo Araras, o projeto Massificação já atendeu milhares de crianças, provenientes de diversas escolas da rede pública que operam no município, como a E.E. Professora Maria Rosa Nucci Pacífico Homem, a E.M.E.F. Professor Leonaldo Zornoff e a E.M.E.F. Thereza Colette Ometto. As duas últimas, inclusive, já inseriram o tênis no cronograma das aulas regulares de educação física. Além das escolas, as atividades do Massificação também acontecem no Centro Esportivo Ruy Branco de Miranda, duas vezes por semana e, na Cressoni Tênis, aos Sábados, tiveram aulas para mais alunos no projeto. O projeto chegou a ter 700 crianças tendo aulas regulares semanalmente.
“A trajetória do Massificação em Araras começou com uma apresentação que realizamos para profissionais da rede de ensino pública sobre a importância da prática do tênis dentro das instituições de ensino. Infelizmente, nem todas apresentavam a infraestrutura necessária para inserir a modalidade em suas grades. Como o interesse foi muito grande, criamos um kit itinerante para atender a todos”, explica.
O kit itinerante é composto por materiais necessários para a prática básica do esporte. “O kit fica na escola por duas semanas e os professores de educação física têm a oportunidade de serem capacitados, através de cursos mensais, a aplicarem o tênis nos moldes do projeto Massificação”, diz o supervisor. Segundo relatório da secretaria de educação de Araras, o kit itinerante beneficiou cerca de 2.500 crianças, que vivenciaram o tênis por pelos menos 4 vezes no primeiro semestre do ano.
Além de Araras, o Projeto Massificação, que já impactou mais de 30 mil crianças em todo o Brasil, também conta com núcleos em Barueri, Osasco, Mogi das Cruzes, Franca e Santana de Parnaíba, no estado de São Paulo, Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, Recife, em Pernambuco, Vila Velha, Espírito Santo, e Cabo Frio, no Rio de Janeiro e Brasília no Distrito Federal. A meta é atingir 500 mil jovens até 2033.
Atualmente, a iniciativa está em fase de captação de recursos no projeto federal. Por ser um projeto via Lei de Incentivo ao Esporte, pessoas físicas, assim como pessoas jurídicas, podem doar parte do imposto de renda devido para viabilizar o projeto. Para saber mais sobre como fazer uma doação, entre em contato com pedro@institutotenis.org.br.