outubro 26 2018 0comment

Projeto Massificação impacta crianças com deficiência em Vila Velha, Espírito Santo

Implementado em fevereiro de 2018 em Vila Velha, Espírito Santo, o Projeto Massificação, iniciativa do Instituto Tênis, instituição sem fins lucrativos que apoia o desenvolvimento do tênis nacional, já beneficiou cerca de 600 crianças da região, sendo 27 com algum tipo de deficiência.

O projeto, cujo público alvo consiste em crianças de 6 a 16 anos, se dá por meio de parcerias realizadas com prefeituras, escolas, clubes e centros de treinamento para levar o tênis às regiões mais carentes do País. O Instituto Tênis oferece treinadores capacitados, capacitação à professores de educação física interessados ou apoio a profissionais locais, além de material adequado para o treinamento de todos os jovens atletas.

Para João Neto, supervisor da ação no município capixaba, a prática do tênis proporciona a transmissão de valores importantes, como respeito, empatia, determinação e disciplina. “Nossos alunos são incentivados em todas as atividades a superarem as adversidades e os desafios da vida cotidiana, além de persistirem em seus objetivos”, conta Neto. “A questão da inclusão social também é uma das nossas prioridades. Alunos com deficiência são acolhidos e estimulados com a mesma intensidade”, ressalta.

As crianças participantes da ação são provenientes de escolas conveniadas e da academia Ntenis, que pertence à Neto. Além de Vila Velha, o projeto também atende a cidade de Guarapari, especificamente os alunos da Academia Laviola Tenis Club e da EMEIEF Florisbela Lino Bandeira.

Em 2018, o desempenho da iniciativa permitiu que as aulas se estendessem por todos os dias da semana na NTenis, havendo atividades, inclusive, no período noturno. “O crescimento das ações demonstra que o tênis é uma modalidade de interesse do grande público e que merece ser disseminada pelos inúmeros benefícios trazidos a todos os seus praticantes”, reitera Neto.

Além de Vila Velha, o Projeto Massificação, que já impactou cerca de 30 mil crianças em todo o Brasil, também conta com núcleos em Barueri, Araras, Osasco, Mogi das Cruzes, Franca e Santana de Parnaíba, no estado de São Paulo, Brasília, no Distrito Federal, Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, Recife, em Pernambuco, e Cabo Frio, no Rio de Janeiro. A meta é atingir 500 mil jovens até 2033.

“O objetivo do Projeto Massificação consiste em fomentar o desenvolvimento das crianças tanto fisicamente como socialmente, gerando oportunidades de uma carreira futura e tornando-as melhores cidadãs. Acreditamos que o Brasil tem um potencial mal explorado de formar tenistas capazes de alcançar o topo, portanto, nosso papel está em trabalhar a quebra deste paradigma”, afirma Cristiano Borrelli, diretor executivo do Instituto Tênis.

Atualmente, o Projeto Massificação Instituto Tênis 2019 está em fase de captação de recursos. Por ser um projeto via Lei de Incentivo ao Esporte, as pessoas físicas, assim como as pessoas jurídicas, podem doar parte do imposto de renda para viabilizar o projeto. Para saber mais sobre o que precisa para fazer sua doação, entre em contato com o e-mail pedro@institutotenis.org.br.