novembro 23 2018 0comment

Instituto Tênis encerra o mês de outubro com grandes conquistas

Atletas da entidade brilharam em quadras nacionais e internacionais, nas mais diversas categorias

O Instituto Tênis, instituição sem fins lucrativos que apoia o desenvolvimento do tênis nacional, encerra o mês de outubro de 2018 comemorando vitórias realmente marcantes. Seus atletas obtiveram excelentes colocações nos mais diversos campeonatos, tanto nacionais quanto internacionais.

Confira agora os principais resultados:

Bahia Juniors Cup

O primeiro desafio do período, foi o Bahia Juniors Cup, um dos mais tradicionais torneios infantojuvenis do tênis nacional. Realizado entre os dias 01 e 07 de outubro de 2018, em Salvador, Bahia, a competição contou com diversos atletas da entidade, como Gabriel Barbosa, Diogo Pessoa, Richard Gama, Gabriel Constantino, Nicolas Zanellato e Bryan Kuntz, que brilharam nas quadras soteropolitanas.

Na categoria 14 anos, Gabriel Barbosa se sagrou campeão em simples ao vencer o cabeça de chave número 1 da competição, Thomas Kano, por 3-6, 6-4 e 6-2. Nas duplas, Barbosa e Diogo Pessoa chegaram à final, mas foram derrotados pela dupla Thomas Kano e João Vieira por 6-4, 6-7(3) e 10-6.

Na categoria 16 anos, o destaque foi Richard Gama, que venceu ambas as chaves. Em simples, o tenista de Cuiabá venceu Diogo Tinoco por 3-6, 6-4 e 6-1. Já nas duplas, Gama se juntou a Gabriel Constantino e conquistou o troféu sem perder nenhum set, vencendo na final a dupla Diogo Tinoco e Bruno de Araújo por duplo 6-2.

Na categoria 18 anos, Nicolas Zanellato chegou à semifinal de simples, além da final da chave de duplas, na qual jogou ao lado de Bryan Kuntz. Zanellato e Kuntz acabaram sendo derrotados por Pedro Boscardin e Natan Rodrigues por 6-4 e 6-2.

Copa Guga Kuerten

Seguindo para Florianópolis, Santa Catarina, os atletas do Instituto Tênis participaram, de 10 a 21 de outubro de 2018, da Copa Guga Kuerten, um dos torneios nacionais infantojuvenis mais prestigiados da atualidade. Os jovens tenistas simplesmente dominaram as finais e trouxeram para casa vários troféus.

Na categoria 10 anos, masculino simples, os quatro atletas semifinalistas da competição treinam na entidade. Pedro Dietrich, do Núcleo Porto Alegre, venceu Edy Oliveira Junior, do Núcleo de Recife, por 6-2 e 6-3. Já Francisco Damorim, representando o Centro de Treinamento – Barueri/SP, venceu Pedro Chabalgoity, do Núcleo Brasília, por 3-6, 6-4 e 10-2. Na final, Dietrich se sagrou campeão ao vencer um jogo emocionante contra Damorim, por 5-7, 6-2 e 11-9.

Na categoria 10 anos, feminino simples, Julia Miranda, do Centro de Treinamento – Barueri/SP, e Helena Piquet, do Núcleo de Brasília, se enfrentaram na final. Na ocasião, Julia venceu Helena por 6-2 e 6-2.

Ainda na categoria 10 anos, na chave de duplas, outros troféus foram conquistados. Na final masculina, Damorim e Chabalgoity venceram a dupla André Caetano e Marco Silva por 6-2. Na final feminina, Julia e Helena, mais uma vez imbatíveis, venceram a dupla Sofia Bloot e Manoela Borges por 6-3.

Partindo para a categoria 12 anos feminino, mais uma atleta do Instituto Tênis se destacou. Sofia Perovani foi vice-campeã em simples ao perder para Luana Paiva por 7-6 (5) e 6-0. Nas duplas, Sofia chegou à final ao lado de Luiza Eldeivein e fez bonito. Ambas foram campeãs da disputa ao vencerem Luana e Cecília Costa por 6-4 e 6-4.

Também na categoria 12 anos, agora no masculino, Gabriel Francisco, do do Centro de Treinamento – Barueri/SP, foi o grande campeão nas duplas, jogando ao lado de Lucas Nakasato. Ambos venceram Bernardo Duarte e Stephan Noale na final com o placar de 6-2 e 6-4.

Na categoria 14 anos feminino, uma das grandes apostas do Instituto Tênis, Ana Candiotto, praticante da modalidade desde os cinco anos de idade, foi campeã em simples ao vencer Bruna Marques por 6-2 e 6-4. Nas duplas, Ana e Larissa Silva, também atleta da entidade, venceram Isabela Romanichen e Gabriela Sandrini na final por 6-0 e 6-1.

Outra categoria também contemplada por vitórias foi a de 16 anos feminino duplas, onde Sophia Xavier, do Núcleo de Porto Alegre, foi campeã ao jogar ao lado de Priscila Janikian. As duas venceram Vitória Barandas e Maria Turchetto por 7-6(6) e 6-1.

Para fechar as participações na Copa Guga, Richard Gama, na categoria 16 anos masculino, foi vice-campeão da disputa de simples ao perder na final para João Loureiro por 6-4 e 6-4. Nas duplas, Gama e Gabriel Costantino levaram o troféu ao vencer Diego Castro e Renan Silva por 6-2 e 7-6(6).

Uruguay Bowl 2018

Em Montevidéu, o Instituto Tênis foi destaque no Uruguay Bowl 2018, importante torneio juvenil do circuito internacional, realizado entre os dias 15 e 20 de outubro de 2018. Matheus Pucinelli foi o campeão absoluto e ainda conquistou pontos para o ranking mundial ITF, na categoria G2. Com o troféu, Pucinelli faturou o seu maior título na categoria 18 anos, em simples, até então.

Outros resultados

E para encerrar o mês, mais dois reconhecidos tenistas do Instituto Tênis foram notícia novamente.

Entre os dias 15 e 21 de outubro de 2018, João Lucas Reis enfrentou às quartas de final de simples no Campeonato Internacional de Tênis, disputado em Mogi das Cruzes, São Paulo.

Ao lado de Fernando Yamacita, Reis também esteve no Circuito Internacional de Tênis, realizado em Curitiba, Paraná, no período de 22 a 29 de outubro de 2018. No certame, o pernambucano chegou à semifinal de duplas.

Cada uma das competições distribuiu U$D 15.000 em premiação.

Confira algumas imagens: