agosto 10 2018 0comment

Atletas do Instituto Tênis têm bons resultados em novo ciclo de competições

Durante o último mês de julho, os tenistas marcaram presença em torneios nacionais e internacionais, acumulando títulos em diversas categorias

 

Em julho de 2018, os atletas do Instituto Tênis, instituição sem fins lucrativos que apoia o desenvolvimento do tênis nacional, participaram de seis grandes torneios pelo mundo. As competições, marcadas por ótimas performances dos tenistas da entidade, tiveram como destino algumas cidades do Brasil e países da Europa.

O primeiro desafio, aconteceu entre os dias 2 e 7 de julho de 2018 e teve como grande destaque, Sofia Perovani, atleta paulista, de apenas 12 anos. A tenista participou do 32º Londrina Junior Cup e venceu as chaves de simples e duplas da categoria 12 anos feminino.

Os tenistas Igor Gimenez, Matheus Pucinelli e João Lucas Reis, embarcaram para Londres, para competir em Wimbledon. A dupla, formada por Pucinelli e Reis, chegou às quartas de final da chave de duplas do torneio, mas foi eliminada pelo australiano Rinky Hijikata e pelo japonês Naoki Tajima por 7-6(4) e 7-6(6).

Já no ITF Juniors de Curitiba, Nicolas Zanellato, de 16 anos, foi vice-campeão de simples na categoria 18 anos masculino. Apesar de ter como contratempo uma forte gripe, o jogador se superou e chegou até a final. Na decisão, enfrentou Rodrigo de Santis Carvalho, de 18 anos, em um jogo emocionante, que teve mais de três horas de duração. Zanellato lutou bastante, mas acabou superado por 2 sets a 1, parciais de 6/7(5) e 7/5 e 6/0. Outro destaque em Curitiba, foi o título de simples e duplas na categoria 12 anos feminino de Sofia Perovani.

Ainda no período, João Lucas Reis teve bom resultado no Future realizado em Pärnu, na Estônia. O pernambucano chegou até a semifinal de simples, mas perdeu para o sueco Dragos Madaras por 6-3 e 6-2.

Quase no final de julho, os atletas do Instituto Tênis também marcaram presença em um dos principais torneios nacionais, o Campeonato Brasileiro de Tênis 2018, o Brasileirão, evento que aconteceu entre os dias 16 e 29 de julho de 2018, em Uberlândia, Minas Gerais.

Diversos representantes da entidade se destacaram, como Larissa Silva, que foi campeã na categoria G1 dos 14 anos ao vencer Maria Silva por 6-3 e 6-1. Diretamente do núcleo de Porto Alegre do Instituto Tênis, Guilherme Gomides saiu vitorioso na categoria G1 dos 16 anos ao vencer Lucas Torres por 7-6 (1) e 6-4, já Pedro Dietrich foi campeão da categoria 10 anos ao vencer Washington Matos Junior por 6-3 e 6-2.

Na chave de duplas da categoria 10 anos masculina do Brasileirão, a final foi dominada por atletas do Instituto Tênis. Francisco Damorin, que treina em Barueri, São Paulo, e Pedro Chabalgoity, atleta de Brasília, Distrito Federal, foram os campeões ao derrotarem os atletas do núcleo de Porto Alegre, Pedro Dietrich e Henri Blanck, por 8-4 na decisão. Já na chave de duplas da categoria 10 anos feminina, a paulista Julia Miranda e a brasiliense Helena Piquet foram vitoriosas ao superarem a dupla Sperb e Bloot por 8-5 na final.

E para encerrar o mês, Reis e Pucinelli foram os grandes campeões de duplas do Lithuania F1 Futures: President Cup 2018, torneio profissional realizado em Vilnius, na Lituânia. Os atletas do Instituto venceram a dupla holandesa formada por Marc Dijkhuizen e Bart Stevens por duplo 6-2.

Quer colaborar com os atletas do Instituto Tênis?

Seja um Sócio IT!